Menu

01/06/2017

Novidades do PEAL 2017

Em 22 de abril de 2017 aconteceu a Assembleia Geral da PEAL - Programa Espaço Alternativo - , na cidade de Fraiburgo/SC. A PEAL é uma instituição filantrópica de assistência social e educacional idealizada pela MEUC - Missão Evangélica União Cristã - e que nasceu da necessidade de oferecer alternativas sadias e seguras para as crianças permanecerem no contraturno escolar.

Segundo o diretor da entidade, Darlei Giovane Kannemberg, "a PEAL tem como objetivo principal o cuidado, a segurança e a proteção das crianças". Ao oferecer atividades dirigidas no contraturno escolar, a PEAL afasta a criança dos perigos das ruas e proporciona um ambiente favorável ao desenvolvimento integral de suas potencialidades biopsicossociais e, principalmente, espirituais. Darlei aponta que os maiores desafios da PEAL residem, principalmente, na captação de recursos financeiros para a ampliação de vagas, recursos humanos e capacitação profissional.

O diretor da entidade ressalta ainda o impacto positivo das ações preventivas desenvolvidas pela PEAL também no escopo sócio-econômico, uma vez que "o custo de recuperação de um adulto em um centro de recuperação de dependentes químicos, por exemplo, fica acima de dois mil reais, enquanto o investimento preventivo na PEAL, é de menos de duzentos reais mensais", compara Darlei.

Nas localidades onde existem unidades da PEAL, o feedback da comunidade tem sido extremamente positivo. Pais e professores evidenciam em seus relatos uma transformação no comportamento das crianças atendidas pela instituição: melhora na comunicação e nas expressões de afetividade, menor agressividade e menos conflitos familiares são apontados como atitudes comportamentais estimuladas pelo convívio e programas na PEAL. A segurança dos pais em deixar seus filhos sob os cuidados do programa é observado como mais um fator de bem estar, gerando mais tranquilidade e estabilidade emocional nos relacionamentos familiares.

A sustentabilidade do PEAL acontece por meio de doações e contribuições espontâneas de pais, pessoas físicas e jurídicas, empresas públicas e através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, de onde recebe recursos financeiros do Fundo para Infância e Adolescência - FIA.
Entretanto, a demanda social é muito maior do que a possibilidade de atendimento, que precisa ser ampliada e qualificada de forma contínua. Atualmente, PEAL possui uma fila de centenas de crianças à espera de vagas em todas as suas sete unidades, nas cidades de Timbó, Dr. Pedrinho, Benedito Novo, Concórdia, Fraiburgo, Indaial e Pomerode."Caso alguma pessoa sinta-se sensibilizada em colaborar com as PEAIS, bata acessar o site www.peal.org.br para obter informações mais detalhadas de como ajudar", lembra o diretor Darlei.

Webmail
Desenvolvido por Empresadois