Menu

13/08/2016

Contagem regressiva para os 500 anos da Reforma Luterana

A Reforma Luterana teve origem na cidade de Wittenberg, na Alemanha. O marco do movimento foi 31 de outubro de 1517 quando Lutero, então monge católico, publicou 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, em protesto contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica e sugeriu mudanças.

Nas 95 teses, a exemplo de outros escritos divulgados na mesma época, Lutero procurou mostrar que Deus perdoa de graça a quem crê em Jesus Cristo. Que não se pode comprar o perdão de Deus ou conquistá-lo por méritos ou esforços próprios.

Segundo Lutero, Deus nos aceita como pessoas justas somente quando cremos e confiamos em Jesus Cristo. Recebemos a salvação pela fé e não pelas boas obras que praticamos. Esta fé leva espontaneamente a produzir boas ações, assim como a árvore saudável produz bons frutos.

A atitude do monge repercutiu – e muito! Solicitado a se retratar, Lutero não concordou em fazê-lo, a não ser que as suas teses fossem derrubadas com argumentos bíblicos. Então, Lutero foi expulso da
Igreja Católica.

Como uma das consequências, ocorreu a divisão da Igreja, sem ser esta a pretensão do Reformador. O movimento ultrapassou fronteiras e se estendeu a outros países da Europa, chegando ao Brasil em 1824, com a imigração alemã.

Mais informações sobre as atividades que estão sendo preparadas para a celebração dos 500 anos da Reforma Luterana em todo o Brasil podem ser acessadas junto ao perfil dos 500 anos da Reforma Luterana no Facebook, bem como nos canais eletrônicos das Igrejas Luteranas IECLB e IELB.

Acesse Facebook/500AnosReformaLuterana

Webmail
Desenvolvido por Empresadois