Menu

08/05/2015

Ser mãe: Estorvo, Hobby ou Missão?

Dionei de Liz

Domingo comemoramos o dia das mães. Em vários lugares do mundo pessoas irão ao encontro de suas mães. Não podemos esquecer das pessoas que gostariam de estar com suas mães, mas não podem.

Talvez pelo fato de sua mãe ter falecido.
Também há pessoas que estão distantes de sua família em outros países por causa do trabalho.
Há também intrigas familiares que afastaram mães e filhos.
Há ainda aquelas pessoas que gostariam de ser mães e não podem devido a alguma incompatibilidade do corpo.
Também há aquelas que nem conhecem suas mães e talvez as estão procurando.

Há também as mães que perderam seus filhos.
A palavra mãe nos leva a vários sentimentos, por isso, de um lado temos que ser gratos se podemos ter perto nossas mães, mas ao mesmo tempo, lembrar dos que não podem ter esta alegria.
Fato é que ser mãe, é um dos maiores presentes de Deus.

Mas será que as mães de hoje em dia tem clareza disso? Será que ser mãe ainda é entendido como um presente? Ou ter filhos se tornou mero fruto do acaso?

O Salmo 127.3 nos traz uma palavra muito interessante sobre o ter filhos. Lá está escrito assim:
“Herança do Senhor são os filhos, o fruto do ventre, sua recompensa”.

A bíblia sempre tratou a família como uma das maiores bênçãos na vida. Ela está cheia de conselhos para vivermos bem em família.
O salmo que lemos nos traz algumas informações importantes acerca da família. A lição especial é que os filhos são herança do Senhor.
Quando falamos a palavra herança, lembramos de dinheiro, propriedades e bens. Mas aqui esta palavra é destinada a descrever filhos.
O que o texto quer nos dizer é que os Filhos são a maior herança que podemos ter. Muito maior do que propriedades e bens materiais.
Mas, será que tratamos os filhos como herança? Será que os reconhecemos como algo de mais precioso que recebemos?

Para muitos, filhos são um problema.
Em nossa época há uma grande força para legalizar o aborto. Partidos e movimentos de liberdade lutam para que isso aconteça. Sabemos que a discussão é ampla e que há casos limítrofes como no caso de gravides por estupro, por exemplo.
Mas o que me chama a atenção é que o principal motivo desta legalização não é tanto por causa destes casos limítrofes. O principal objetivo desta legalização é resolver um "problema", causado por uma sexualidade irresponsável.
Semana passada vi uma reportagem sobre os bailes funk, onde as meninas ficam grávidas e nem sabem quem é o pai. Assim o aborto é largamente utilizado.
Filhos que são bênçãos, são tratados como maldição, como Estorvo.

Será que tratamos os filhos como herança? Será que os reconhecemos como algo de mais precioso que recebemos?
Há pessoas que vêem os filhos como algo que lhes atrapalhará profissionalmente. Patrões até incentivam seus funcionários a não terem filhos. para isso oferecem aumento de salario e promoções.

Para outras pessoas ser mãe é como um Hobby.
Um Hobby, geralmente é algo que gostamos de fazer. algo que não traz nenhum problema.
Muitos pais tratam a maternidade como um Hobby. Mas logo este Hobby se torna trabalho árduo e desgastante, e muitos não estão dispostos a isso.
Há um 1 e 3 meses tivemos uma filha. Enquanto ela estava na barriga, é tudo muito tranquilo, mas quando nasce a vida vira de perna pro ar. Questões de tempo e vontade precisam ser revistas. Ainda estamos nos acostumando com esta realidade.
No meio de tudo isso dá vontade de desistir. Mas entendemos que ter filhos é uma MISSÃO de Deus e que como em todas as coisas, são necessários sacrifícios.
Em meio a esta correria, nossa vontade é terceirizar o cuidado dos filhos. Pagar para alguém cuidar. Não sou contra creche e babá. Isso coisas muito importantes em nossa época. Mas me preocupa quando pais delegam quase que 100% do cuidado e educação dos filhos a terceiros. em alguns casos, pais levam seus filhos para a creche dormindo e os trazem de volta para casa dormindo. Imagine que convivência esta criança esta tendo com os pais?
Sei que o mundo em que vivemos, às vezes, não nos deixa escolhas. Mas precisamos refletir.

Filhos são e nunca deixarão de ser uma benção. Cabe a cada um de nós: padrinhos, tios, avós, pais, mães, educadores, não esquecer disso.
Por mais pesado que as vezes seja ser mãe, não te esqueças: Filhos são uma benção quem vêem das mãos de Deus.
E você mulher que ainda não tens filhos, não desista da maravilhosa MISSÃO de gerar e cuidar dos filhos. Seja esta criança gerada ou adotada por ti, ela será uma benção na tua vida.
Que Deus te abençoe e te capacite a esta maravilhosa missão!

Webmail
Desenvolvido por Empresadois