Menu

25/06/2017

Lutero e Educação

Em comemoração aos 500 anos da Reforma Luterana, que culminará no dia 31 de outubro de 2017, o Consulado Honorário da Alemanha em Joinville promoveu no dia 8 de junho a palestra “Lutero e Educação”.

O evento foi aberto à comunidade e teve apoio do BOM JESUS/IELUSC e da Comunidade Evangélica de Joinville. A palestra foi ministrada pelo professor Dr. Euler R. Westphal, que abordou o mundo simbólico da cultura protestante fundamentada na educação, na alfabetização, na leitura, bem como no aprendizado disciplinado e refletido de um ofício.

Westphal explicou que a vocação religiosa acontece na sua atividade profissional. Todas as atividades diárias são consideradas vocação religiosa. “A educação foi uma das bases para a construção de uma cultura a partir da Reforma. Lutero proporcionou a consciência de liberdade do ser humano. A partir disso, o processo de aprendizagem deveria acontecer para que o ser humano melhorasse o mundo, como também pudesse se desenvolver como pessoa" revela.

Segundo o professor a existência humana se dá nos seus relacionamentos com a cultura, a política, a música, a capacidade inventiva e técnica dos ofícios. A partir disso, construiu-se um sistema de educação básica importante para a modernidade. As universidades foram transformadas, começando pela reforma universitária, em Halle, pelos pietistas. Depois veio a criação da universidade de Berlim, por meio de Schleiermacher, que teve seus desdobramentos na concepção de universidade nos Estados Unidos. "Com o decorrer do tempo, especialmente no século XX, as Universidades de Harvard e Yale, fundadas por protestantes, reexaminaram seus currículos e colocaram os aspectos confessionais em um plano secundário, até se perderem na irrelevância. Assim, a secularização como proposta evangélica para a sociedade e para a igreja se transformou em secularismo", concluiu.

Euler R. Westphal possui graduação em Teologia pela Missions Seminar Pilgermission St. Chrischona (Suíça), Bacharelado em Teologia pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo (RS) e doutorado pela mesma instituição. Atualmente, é professor titular da Faculdade Luterana de Teologia (FLT), em São Bento do Sul, da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

Webmail
Desenvolvido por Empresadois