Menu
Mais fotos

17/09/2016

2o Encontro de Educadores e Conselhos Curadores da PEAL 2016

Nos dias 27 e 28 de agosto de 2016 aconteceu o 2º Encontro das Peais com Educadoras, Coordenadores, Voluntários e Conselhos Curadores em São Bento do Sul/SC para refletir, alinhar, fomentar e serem capacitados ao trabalho das Peais através de ricas palestras.

Há 12 anos o PEAL - Associação dos Programas Educacionais e Assistenciais - tem a missão de oferecer gratuitamente um espaço seguro para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com atividades alternativas no contra turno escolar. Conta com 7 filiais nos municípios do Estado de Santa Catarina: Benedito Novo, Concórdia, Doutor Pedrinho, Indaial, Fraiburgo, Pomerode e Timbó, atendendo aproximadamente 300 crianças na faixa etária entre 05 e 12 anos.

As crianças e adolescentes são incentivadas à reflexão através do devocional Surpresas para Hoje, são auxiliadas nas tarefas escolares, recebem lanches e desenvolvem atividades diversas para o desenvolvimento cognitivo, social, físico, emocional e espiritual, tudo com muita diversão através do lúdico e brincadeiras ao ar livre.

Com o tema “PEAL - Direto na Raiz!” os participantes foram desafiados a olhar a crianças sendo comparada com uma árvore e suas raízes, conforme o Salmo 1:3: “É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”.

“Todo conhecimento semeado no coração da criança, quanto mais cedo, tornar-se-á com o tempo investido cada vez mais forte.” foi dessa forma que Carlos Kunz seguiu com o versículo tema da Peal "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velha, não se desviará dele" (Provérbios 22.6).

“Ensinar a criança a gostar deste caminho através da prática diária do amor que Jesus Cristo nos ensinou - e nos ensina diariamente, significa caminhar junto. A timidez não deverá nos impedir de criar oportunidades para levarmos as crianças para o caminho de Jesus Cristo. Esta é uma das missões das PEAIS, além de cultivar na criança a educação da vontade e do caráter, como muito bem nos ensinou Friedrich Fröbel”, concluiu.

Em outro momento aconteceu a Roda de Conversa com Educadores e Coordenadores, mediado por Brigitte Klemz Jung e Meta Grigul, quando os participantes puderam dialogar os temas “O que é difícil na PEAL?” e “o que podemos aprender?”.

Os Conselhos Curadores das PEAIS também tiveram seu momento de encontro, aos quais trouxeram as principais informações de cada PEAL.
O Presidente Geral explanou os 3 Pilares da PEAL:
1) O TRABALHO COMO MISSÃO - o SERVIR A JESUS CRISTO na PEAL.
2) A INSTITUIÇÃO – estrutura física, jurídica, financeira e legislação.
3) Valorização e Capacitação do CAPITAL HUMANO e Intelectual da Instituição, que é chave por ser o elo entre a instituição e o público.
Como Conselho o desafio é colaborar com os Educadores, de forma a apoiar emocionalmente nas principais dificuldades do dia a dia.

Ivan Marcos Kruger trouxe o tema “Semear apesar de não ver a colheita”, motivando todos a continuar o trabalho apesar de não perceberem a colheita: “uns plantam, outros regam, e outros colhem, e tudo será no tempo de Deus. Mas há pequenas colheitas no dia a dia que podem servir para alegrarem-se: criança convidando aos pais para orarem juntos, ou cantarem uma música gospel, ou pedindo para lerem a Bíblia com elas”.

Brigitte Klemz Jung apresentou “Disciplinando a criança em todas as áreas”, lembrando da importância de resgatarmos a alegria de uma criança com coisas simples da vida. “...pois ela enxerga Deus em tudo, e expõe em alta voz: “UAU!”. Todas as sensações e situações vividas e interagidas com uma criança são significativas e eficazes na educação e no seu desenvolvimento”.

O encontro foi momento de enorme emoção e gratidão pelo que Deus tem feito através de Jesus Cristo na vida das crianças e seus pais. Relacionamento em amor é a essência da PEAL, chave para todas as interações.

Relacionamento gera afeto e AFETO significa AFETAR!. É dessa forma que a PEAL quer AFETAR crianças, pais e sociedade, auxiliando e transformando vidas em todas as idades.

Webmail
Desenvolvido por Empresadois