Menu

14/09/2018

Liberdade e responsabilidade: Orientação para as eleições 2018

Carlos Alberto Kunz

“Peço que vocês vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados” (Ef 4.3).

Movidos a viver de forma digna da vocação em Cristo, como cidadãos engajados a favor do mundo que Deus ama, queremos motivar para participar das eleições que estão diante de nós. Acompanhamos perplexos as consequências desastrosas do nosso sistema corrupto de governo em todos as esferas, com raras exceções. Temos a convicção de que a corrupção e as ações criminosas na administração pública são uma grande parte da grave crise política e econômica do Brasil.

Entendemos que as eleições oferecem a cada cidadão e cidadã uma grande oportunidade de influenciar a composição do governo, tanto o executivo quanto o legislativo, e indiretamente o judiciário. Cremos que nossa esperança está no Filho único de Deus, Jesus Cristo. Somente nele se encontra a graça, a verdade e a salvação eterna. Como instruição cristã nunca seremos apolítica, mas não seremos partidários. Nossa esperança não está num candidato ou programa político. Cremos também que a democracia, mesmo que sob a marca do pecado é a melhor forma de governo e se constui pela proposição de opiniões contrárias que dialogam e conversam honestamente, pautadas por valores inalienáveis à dignidade da pessoa.

Motivamos que cada qual examine com cuidado os candidatos que se apresentam.

Seguem algumas diretrizes que julgamos serem importantes:

Faça uso de seu voto
Por mais difícil que seja uma escolha, faça uso do voto, pois voto em branco ou nulo acaba sendo uma opção pelo pior candidato. Depois monitore os candidatos que você escolheu nas eleições.

Confronto de ideias e propostas
Na política deve haver confronto de ideias e propostas, e devem existir adversários. Eles são necessários para que haja uma sociedade democrática. Mas adversários não são inimigos. Tenha a liberdade de expressar e a humildade de ouvir opiniões, mas não crie ou fomente inimizades por causa de opiniões políticas. Exercite a tolerância civil, respeite a liberdade e a consciência é ético-política de outros, procure e promova a paz com todos.

Não divulgue notícias sem a devida verificação
Não divulgue notícias sem a devida verificação se possuem procedência verdadeira, e evite manifestações que ridicularizam quem pensa diferente e que mancham o bom testemunho cristão.

Orar pelo importante processo que está diante de nós
É nossa tarefa orar pelo importante processo que está diante de nós. “Orem pelos reis e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros” (I Tm 2.2).

Antecedentes sem corrupção.
Corrupção e incompetência andam juntos e a corrupção mata. Por isso, verifique
se o candidato possui ficha limpa. Não entre na conversa dos que afirmam: “é corrupto mas faz”. Isso é conversa para enganar eleitores. Existem muitos sites e aplicativos disponíveis para verificar a ficha do candidato.

As propostas dos candidatos
Leia e procure informar-se sobre o programa dos candidatos. Verifique se eles contemplam e propõem ações, e se possuem propostas plausíveis e realistas em temas importantes como educação, saúde, segurança, liberdade, oportunidades para criação de empresas e empregos.

Postura do candidato frente as 10 Medidas
Informe-se sobre os candidatos que já são governantes e votaram contrário às dez medidas contra a corrupção, iniciativa do Ministério Público Federal.

Não se deixe iludir pela afirmação:
"Esse candidato é a favor da igreja!" Geralmente é apenas discurso para ganhar voto.

Que o Senhor conceda sabedoria a cada pessoa nesse importante processo e abençoe a nossa nação.

Webmail
Desenvolvido por Empresadois