Menu
23 set/16
a
25 set/16

São Bento do Sul/SC

Congresso Acadêmico da FLT

Visite o site oficial

Você deve estar se perguntando: “Por que uma faculdade de Teologia promove um congresso de acadêmicos de todas as áreas do conhecimento e se propõe a discutir a ciência moderna?”

Historicamente, a Teologia é conhecida como a “mãe” da ciência. Não apenas esse dado, geralmente esquecido, é importante, mas a história tem também mostrado que a própria Teologia é uma ciência, pois é impossível compreender a história do pensamento humano no Ocidente e o surgimento das universidades, sem considerar as múltiplas influências da ciência teológica cristã. Nesse sentido, pergunta-se pelo papel da Teologia no mundo acadêmico. Se dela surgem universidades, qual seria, então, a sua relevância? Percebe-se, assim, claramente a necessidade de tornar a Teologia interlocutora no contexto das universitas. O diálogo e a relação existentes entre Ciência e Teologia remontam, portanto, às suas próprias origens e sua relevância alcançam níveis extraordinários de reflexão e atuação nos dias de hoje.

Da mesma forma, a relação entre Teologia e a Cultura tem se tornado nos últimos anos um interessante e profícuo tema de pesquisa. Nesta relação, surge a pergunta pela ética e pelo papel e relevância da teologia, diante dos desafios que a cultura ocidental, também conhecida por pós-moderna lança para a Teologia e para a própria ciência e cultura.

É nesse sentido, que a Faculdade Luterana de Teologia – FLT se vê convocada a promover o diálogo entre Teologia, Ciência e Cultura em seu 1º Congresso Transdisciplinar de Acadêmicos. Na história da FLT, congressos de acadêmicos aconteciam com regularidade. Mas depois de um intervalo de cerca de 20 anos, ela se sente novamente desafiada a promover e provocar, no bom sentido da palavra, esse encontro entre Teologia e as demais ciências no contexto da Universidade, a fim de discutir o tema da ciência moderna como expressão da cultura ocidental.

Venha sentar conosco e debater esse tema atual e desafiante, em plena primavera na cidade de São Bento do Sul. Você não pode perder essa oportunidade!

Clique aqui para mais informações

Prof. Dr. Vitor Hugo Schell
Prof. Dr. Roger Marcel Wanke
Coordenadores

Webmail
Desenvolvido por Empresadois